Júri da Mostra Brasileira

2º Festival Recanto do Cinema - Audiovis

DESTAQUE BLOCO FUNDAMENTOS DO AUDIOVISUAL

Iure Gabriel Batista De Jesus.jpg

Iure Gabriel Batista De Jesus

Profissional de Audiovisual

Morador do Recanto das Emas desde de 2000, tem 21 anos, profissional do audiovisual formado pelo IFB  Recanto das Emas. Atuou como roteirista, assistente de direção e produtor do curta "Desatando Nós", está na produção do videoclipe "Mulher Preta" da banda África Tática e de um curta independente afrofuturista "Quando o rato ri do gato". Simplesmente apaixonado por roteiro, produção e montagem.

JOSIAS FREIRE_.png

Josias Freire

Professor

Possui graduação (2008), mestrado (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professor do Instituto Federal de Brasília no Recanto das Emas e no Riacho Fundo. Tem experiência na área de História, com ênfase em teoria da história, atuando principalmente nos seguintes temas: história, teoria da história e ensino de história.

Leonardo Barbosa Rossato.jpg

Leonardo Barbosa Rossato

Professor

Formado em Imagem e Som pela UFSCar, mestre em Filosofia pela UNB, atuou em diversas áreas do audiovisual, tendo sido coordenador na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Em 2019, publicou o livro "História do Cinema e do Audiovisual", pela Editora IFB. Atualmente é professor do Instituto Federal de Brasília  Campus Recanto das Emas no curso Técnico de Produção em Áudio e Vídeo.

Natanael Rodrigues.jpg

Natanael Rodrigues

Cineasta

Morador do Recanto das Emas é cineasta, fotógrafo, produtor e arte-educador de linguagem  audiovisual com 10 anos de profissão em áudio e vídeo e em trabalhos socio colaborativos em periferias em todo brasil.

Thaline Da Costa Valcacio.jpg

Thaline Da Costa Valcacio

Publicitária

Formada em Produção Publicitária - UNICESP e em Produção de Áudio e Vídeo pelo IFB Recanto das Emas. Vencedora do melhor filme na edição de 2018 do Festival de Curtas do Instituto Federal de Brasília (IFB), atua no audiovisual desde 2009.

2º Festival Recanto do Cinema - Audiovis

DESTAQUE BLOCO DE CÂMERA

DEBORAH FREITAS_.jpg

Déborah Freitas

Empreendedora

Formada no Curso Técnico Subsequente em Produção de Áudio e Vídeo do IFB Recanto das Emas em 2019. De lá pra cá trabalhou em projetos e já esteve em alguns festivais com curtas nos quais participou. Também é formada em Tecnologia de Radiologia, e tem uma loja de cadernos e planners artesanais com ilustrações autorais nas capas.

GAIA SCHÜLER_.jpg

Gaia Schuler

Professora

Possui graduação em Comunicação Social - Audiovisual pela Universidade de Brasília (2016). Especialização em Arte-Educação pelo SENAC/SP. Atualmente é docente do IFB Recanto das Emas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, cinema, roteiro, direção de fotografia, edição e montagem e fotografia.

JAIANNY FLORES.jpg

Jaianny Flores

Fotógrafa

Apaixonada por fotografia e cinema desde a infância, buscou se especializar para trabalhar com o que gosta.

Fotógrafa de profissão, participou de produções de curtas durante a formação em produção de áudio e vídeo no IFB Recanto das Emas e se encantou ainda mais com esse meio.

Luciana Ceschin.jpg

Luciana Ceschin

Professora

Docente no IFB Recanto das Emas. Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP - (2004), especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP - (2006) e Mestra em Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, linha Mediações e Culturas, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2015). Estudante de doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB), na linha Imagens, Visualidades e Urbanidades. É mãe de duas crianças arteiras. Atua principalmente nos seguintes temas: artes visuais, imagem, tecnologia, urbanidade.

Yuri Barbosa Santos.jpg

Yuri Barbosa Santos

Agente Cultural, Técnico em Produção Audiovisual e Professor

Agente cultural, técnico em produção audiovisual e professor de História na SEE/DF no Ensino Médio da Ceilândia. Atua na área de educação inovadora na educação infantil, História no ensino fundamental e médio, audiovisual, produção cultural, arquivologia e pesquisa em ciências humanas. Contribui com o Coletivo Mercado Sul Vive e Coletivo RIA.

2º Festival Recanto do Cinema - Audiovis

DESTAQUE BLOCO DE MONTAGEM E EDIÇÃO

JANE CHRISTINA PEREIRA_.jpg

Jane Christina Pereira

Professora

Como parte da natureza, a  amo. Em um momento de devaneio vi que tudo  é estético. Isso me acalmou... o silêncio da leitura e da escrita são, para mim, uma forma de relaxar dentro do mistério. Nesse momento,  é professora, pesquisadora e extensionista na área de Português e Literatura, no IFB Recanto das Emas/ IFB.

Marcos de Sá.jpg

Marcos Rabelo de Sá

Professor

Educador há 14 anos nas redes privadas e públicas do DF, mestre em Ensino de Física pela UnB. Já deu aula para muita gente das periferias do DF. Seu interesse pela área audiovisual cresce exponencialmente - muito mais por gosto do que por ofício - desde 2018, quando chegou ao IFB. É professor de física e coordenou o Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo Integrado ao Ensino Médio por um ano e meio no IFB Recanto das Emas.

ONANDOFILMES

Publicitário e Profissional de Audiovisual

Publicitário, formado pelo UniProjeção com formação em audiovisual pelo Instituto Federal de Brasília. Realiza vídeos profissionais há 4 anos em diferentes nichos: Empresariais, Institucionais, Fashionfilms e Eventos. Palestrante do Wedding Brasil, o maior congresso de foto e vídeo da América Latina. Já ministrou workshops para instituições como BRB seguros, faculdade Projeção e BB seguros.

Patricia Dantas

Professora

Cineasta em Brasília desde 2008. Graduada em Letras pela UnB e Produção Audiovisual pelo UniCESP, dedicou sua formação complementar ao desenvolvimento da escrita de roteiros e aos cortes nas ilhas de edição. Fundou o Coletivo de Cinema Caliandra Filmes em 2009 com o qual vem produzindo filmes desde então. O coletivo já foi contemplado com os prêmios Mostra­-te Brasília no Festival Internacional de Filmes Curtíssimos e Menção Honrosa no Goiânia Mostra Curtas e no Festival do Minuto, além de participar das edições de 2009 e 2010 da Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Especialista em Gestão Cultural pelo Senac, também presta consultoria para formatação e desenvolvimento de projetos culturais. Atualmente leciona disciplinas de Edição de Vídeo no Curso Técnico de Áudio e Vídeo do IFB Recanto das Emas.

Thainá Ferreira Dias

Animadora

Apaixonada pelo universo de animações,  estudante de Design na UnB, atuante no cenário audiovisual de Brasília, formada pelo IFB Recanto das Emas no curso técnico de produção de áudio e vídeo. Participou dos curtas: "TraduAtor", "A melhor versão de mim" e "Disritmia". Atualmente trabalha como Animadora 2D/Videomaker na Agência Vê.

 Yasmin Costa

Estudante

Estudante do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo no  IFB Recanto das Emas, já teve participações em direção de fotografia em trabalho de videoclipe, roteirista em curtas metragens e criação e edição de podcasts.

2º Festival Recanto do Cinema - Audiovis

DESTAQUE BLOCO DE SOM

Igor Rocha

Videomaker

Morador de Ceilândia e videomaker no cenário audiovisual de Brasília, formado pelo IFB no curso técnico em produção de áudio e vídeo. Participou como Diretor de fotografia, editor e técnico de som na produção de curtas universitários. Atuou como videomaker em uma agência de marketing durante um ano e trabalha como editor do podcast "Corvuscast" de literatura de horror. Apaixonado por ficção científica e educação.

Miguel Enrique Lopes Carneiro Araújo

Estudante

Estudante do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo do IFB Recanto das Emas, 17 anos, apaixonado pelo audiovisual, além de já ter experiência em edição e produção de vídeos.

Natália Pires

Musicista, Professora e Produtora Cultural

Musicista, educadora e produtora cultural. É graduada em Audiovisual pela UnB e formada no curso de canto erudito da Escola de Música de Brasília. Produziu diversos curta-metragens premiados como A Arte de Andar pelas Ruas de Brasília, vencedor do Troféu Candango de Melhor Filme, no 44º FBCB; e Palhaços Tristes, de Rafael Lobo, vencedor dos prêmios dos Troféus Candangos de Melhor Direção de Arte e Melhor Edição de Som, no 46º FBCB. Integrou a equipe de produção do longa Raça, de Joel Zito Araújo e Megan Mylan (vencedora do Oscar 2008 de melhor documentário). Como produtora cultural atuou em diversas mostras de cinema na cidade como a mostra F de Falso: Nem Tudo é Verdade, na Caixa Cultural de Brasília, a VerCiência: Mostra Internacional de Ciência na TV, no Centro Cultural Banco do Brasil, além de ter atuado como produtora de diversos festivais com visibilidade nacional, como o Festival Curta Brasília, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul e o Festival de Brasília Cinema Brasileiro.  Foi júri oficial da mostra de videoclipes Decibéis, do 8º Festival Curta Brasília, tendo como parceiro o poeta e músico GOG. É musicista, dedicando-se a um trabalho autoral que transita entre o forró e o rock, além de professora no Instituto Federal de Brasília, no curso de Produção em Áudio e Vídeo do IFB Recanto das Emas, onde leciona disciplinas ligadas ao universo sonoro.

Tiago Varella Negreiros

Professor

Nasceu em Brasília, onde iniciou estudos de violão. Em 2003, graduou-se bacharel em música pela Universidade de Brasília e, em 2006, pela Universidade Católica de Brasília, com licenciatura. Participou de várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, onde foi professor efetivo de violão erudito até 2019. Recebeu o título de mestre em música da Marshall University (Virgínia Ocidental, Estados Unidos), orientado pelo professor doutor DMA Julio Alves, em 2009. Desde 2012, ocupa o cargo de professor de música do Instituto Federal de Brasília. Também integra a Orquestra de Violões de Brasília, desde 1999, grupo com o qual gravou o CD “À Moda Brasileira”.

2º Festival Recanto do Cinema - Audiovis

DESTAQUE ACESSIBILIDADE

Adriana do Socorro Tavares Silva

Professora

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília, na linha de Estudos Comparados em Educação - ECOE. Possui Especialização Latu Sensu em Educação Especial Inclusiva pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ e Especialização em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Santa Fé - FSF. Membro do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude-GERAJU/UNB. Professora de Acessibilidade Audiovisual e Educação Especial Inclusiva no IFB Recanto das Emas. Possui experiência na área de educação, com ênfase em Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado-AEE, atuando principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade, Educação Especial Inclusiva, deficiência Visual, Braille, Libras, Tecnologia Assistiva.

2º Festival Recanto do Cinema - Audiovis

DESTAQUE  RE(EXISTÊNCIA)

Bárbara de Barros Fonseca

Professora

Professora, pesquisadora e antifascista. Dá aulas de filosofia no IFB Campus Recanto das Emas, cursa doutorado em filosofia na UnB, integra o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual - NUGEDIS e está como coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI. Pesquisa questões ontológicas, ecológicas, afrodiaspóricas, políticas e feministas.

Pablo Henrique

Estudante

Estudante Ensino Médio integrado em Produção de Áudio e Vídeo do IFB Recanto das Emas e tem 16 anos. Apaixonado pelo audiovisual, artista e integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI.

Sibely Kéren

Estudante

Estudante do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo do IFB Recanto das Emas tem 16 anos. Desde de sempre foi apaixonada pelo audiovisual e quando iniciou seus estudos sobre, em 2019, ficou mais apaixonada ainda.

Vanesca Alves

Estudante

Estudante do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo do IFB Recanto das Emas tem 17 anos. É cheia de energia e muito animada. E é um prazer enorme fazer parte desse time.

Vinicius Fernandes

Professor

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual pela Universidade de Brasília (2015) e mestre em Artes pela mesma Instituição. Atua profissionalmente entre a produção, o ensino e a pesquisa em torno das linguagens fotográfica e cinematográfica. É professor de Audiovisual do IFB Campus Recanto das Emas.

2º Festival Recanto do Cinema - Audiovis

DESTAQUE NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL

Adriana do Socorro Tavares Silva

Professora

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília, na linha de Estudos Comparados em Educação - ECOE. Possui Especialização Latu Sensu em Educação Especial Inclusiva pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ e Especialização em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Santa Fé - FSF. Membro do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude-GERAJU/UNB. Professora de Acessibilidade Audiovisual e Educação Especial Inclusiva no IFB Recanto das Emas. Possui experiência na área de educação, com ênfase em Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado-AEE, atuando principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade, Educação Especial Inclusiva, deficiência Visual, Braille, Libras, Tecnologia Assistiva.

Bárbara de Barros Fonseca

Professora

Professora, pesquisadora e antifascista. Dá aulas de filosofia no IFB Campus Recanto das Emas, cursa doutorado em filosofia na UnB, integra o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual - NUGEDIS e está como coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI. Pesquisa questões ontológicas, ecológicas, afrodiaspóricas, políticas e feministas.

GAIA SCHÜLER_.jpg

Gaia Schuler

Professora

Possui graduação em Comunicação Social - Audiovisual pela Universidade de Brasília (2016). Especialização em Arte-Educação pelo SENAC/SP. Atualmente é docente do IFB Recanto das Emas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, cinema, roteiro, direção de fotografia, edição e montagem e fotografia.

JANE CHRISTINA PEREIRA_.jpg

Jane Christina Pereira

Professora

Como parte da natureza, a  amo. Em um momento de devaneio vi que tudo  é estético. Isso me acalmou... o silêncio da leitura e da escrita são, para mim, uma forma de relaxar dentro do mistério. Nesse momento,  é professora, pesquisadora e extensionista na área de Português e Literatura, no IFB Recanto das Emas/ IFB.

JOSIAS FREIRE_.png

Josias Freire

Professor

Possui graduação (2008), mestrado (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professor do Instituto Federal de Brasília no Recanto das Emas e no Riacho Fundo. Tem experiência na área de História, com ênfase em teoria da história, atuando principalmente nos seguintes temas: história, teoria da história e ensino de história.

Leonardo Barbosa Rossato.jpg

Leonardo Barbosa Rossato

Professor

Formado em Imagem e Som pela UFSCar, mestre em Filosofia pela UNB, atuou em diversas áreas do audiovisual, tendo sido coordenador na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Em 2019, publicou o livro "História do Cinema e do Audiovisual", pela Editora IFB. Atualmente é professor do Instituto Federal de Brasília  Campus Recanto das Emas no curso Técnico de Produção em Áudio e Vídeo.

Luciana Ceschin.jpg

Luciana Ceschin

Professora

Docente no IFB Recanto das Emas. Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP - (2004), especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP - (2006) e Mestra em Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, linha Mediações e Culturas, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2015). Estudante de doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB), na linha Imagens, Visualidades e Urbanidades. É mãe de duas crianças arteiras. Atua principalmente nos seguintes temas: artes visuais, imagem, tecnologia, urbanidade.

Marcos de Sá.jpg

Marcos Rabelo de Sá

Professor

Educador há 14 anos nas redes privadas e públicas do DF, mestre em Ensino de Física pela UnB. Já deu aula para muita gente das periferias do DF. Seu interesse pela área audiovisual cresce exponencialmente - muito mais por gosto do que por ofício - desde 2018, quando chegou ao IFB. É professor de física e coordenou o Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo Integrado ao Ensino Médio por um ano e meio no IFB Recanto das Emas.

Natália Pires

Musicista, Professora e Produtora Cultural

Musicista, educadora e produtora cultural. É graduada em Audiovisual pela UnB e formada no curso de canto erudito da Escola de Música de Brasília. Produziu diversos curta-metragens premiados como A Arte de Andar pelas Ruas de Brasília, vencedor do Troféu Candango de Melhor Filme, no 44º FBCB; e Palhaços Tristes, de Rafael Lobo, vencedor dos prêmios dos Troféus Candangos de Melhor Direção de Arte e Melhor Edição de Som, no 46º FBCB. Integrou a equipe de produção do longa Raça, de Joel Zito Araújo e Megan Mylan (vencedora do Oscar 2008 de melhor documentário). Como produtora cultural atuou em diversas mostras de cinema na cidade como a mostra F de Falso: Nem Tudo é Verdade, na Caixa Cultural de Brasília, a VerCiência: Mostra Internacional de Ciência na TV, no Centro Cultural Banco do Brasil, além de ter atuado como produtora de diversos festivais com visibilidade nacional, como o Festival Curta Brasília, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul e o Festival de Brasília Cinema Brasileiro.  Foi júri oficial da mostra de videoclipes Decibéis, do 8º Festival Curta Brasília, tendo como parceiro o poeta e músico GOG. É musicista, dedicando-se a um trabalho autoral que transita entre o forró e o rock, além de professora no Instituto Federal de Brasília, no curso de Produção em Áudio e Vídeo do IFB Recanto das Emas, onde leciona disciplinas ligadas ao universo sonoro.

Patricia Dantas

Professora

Cineasta em Brasília desde 2008. Graduada em Letras pela UnB e Produção Audiovisual pelo UniCESP, dedicou sua formação complementar ao desenvolvimento da escrita de roteiros e aos cortes nas ilhas de edição. Fundou o Coletivo de Cinema Caliandra Filmes em 2009 com o qual vem produzindo filmes desde então. O coletivo já foi contemplado com os prêmios Mostra­-te Brasília no Festival Internacional de Filmes Curtíssimos e Menção Honrosa no Goiânia Mostra Curtas e no Festival do Minuto, além de participar das edições de 2009 e 2010 da Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Especialista em Gestão Cultural pelo Senac, também presta consultoria para formatação e desenvolvimento de projetos culturais. Atualmente leciona disciplinas de Edição de Vídeo no Curso Técnico de Áudio e Vídeo do IFB Recanto das Emas.

Tiago Varella Negreiros

Professor

Nasceu em Brasília, onde iniciou estudos de violão. Em 2003, graduou-se bacharel em música pela Universidade de Brasília e, em 2006, pela Universidade Católica de Brasília, com licenciatura. Participou de várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, onde foi professor efetivo de violão erudito até 2019. Recebeu o título de mestre em música da Marshall University (Virgínia Ocidental, Estados Unidos), orientado pelo professor doutor DMA Julio Alves, em 2009. Desde 2012, ocupa o cargo de professor de música do Instituto Federal de Brasília. Também integra a Orquestra de Violões de Brasília, desde 1999, grupo com o qual gravou o CD “À Moda Brasileira”.

Vinicius Fernandes

Professor

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual pela Universidade de Brasília (2015) e mestre em Artes pela mesma Instituição. Atua profissionalmente entre a produção, o ensino e a pesquisa em torno das linguagens fotográfica e cinematográfica. É professor de Audiovisual do IFB Campus Recanto das Emas.