MOSTRA DE CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS

Em 2020, fomos obrigados a parar as nossas rotinas e atividades presenciais em nosso campus. Uma quarentena que não durou só 40 dias, a pandemia e todo o isolamento social exigiu de nós olharmos para o mundo por outra perspectiva. Agora, com o segundo ano do Festival, tivemos mais um desafio: realizar o nosso encontro em modo virtual.

 

O Festival Recanto do Cinema nasce no Recanto das Emas, periferia do Distrito Federal. Sabemos o quanto a periferia é posta à margem pela nossa sociedade, não só em um contexto territorial, mas identitário também. Diante disso, com a temática “Memória, Identidades e Territórios”, a segunda edição  do Festival foi pensada em apresentar uma produção audiovisual plural e diversa, que carregue as singularidades, multiplicidades e complexidades das periferias brasileiras. 

 

Entendemos a produção audiovisual periférica para além daquela feita pela quebrada. Para essa Mostra, consideramos como periféricos também filmes que carreguem discussões sobre  diversidade, diferença, afetos, protagonismo, processos históricos de lutas e resistências, discursos e práticas contra-hegemônicas. 

 

Todos os filmes tinham peças que se encontravam em cada uma das curadoras e curadores. A nossa equipe curatorial por si só é um movimento contra-hegemônico. Formado por alunas, alunos e professoras do IFB - Recanto das Emas, instituição localizada em uma quebrada do Distrito Federal, a curadoria traz mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+, jovens, filhas e filhos das periferias do DF e entorno que acreditam no cinema como uma ferramenta de transformação social.

 

Em todo o processo de curadoria passamos por transições que nos fizeram olhar com cuidado para cada um desses filmes e se questionar “como podemos retribuir?”. São filmes que acalentam, tocam em feridas, mas que também curam. Abrem janelas infinitas para outros saberes, conhecimentos e resistências.

 

E foi assim que chegamos aos 20 filmes selecionados de 256 inscritos para a Mostra Competitiva desta edição. Agradecemos a todas e a todos que se inscreveram e que acreditaram em nosso Festival! 

 

A Mostra está marcada para acontecer entre 26 de novembro e 2 de dezembro, de forma totalmente online e gratuita. Vem pro Festival do Recanto! 

 

Edileuza Penha, Francisco Naurian Jr., Gilberto da Costa, Juliane Peixoto,  Lenilson da Costa, Marcus Vinicius Castro, Naiara Rocha e Tiago Lopes.

Equipe de Curadoria do Festival Recanto do Cinema

26/11 a 2/12 - Tempo de Exibição da Mostra

27/11 - Debate com realizadores e equipe de curadoria.

Mediador: Lenilson da Costa

Debatedores: Edileuza Penha, Francisco Naurian Jr., Gilberto da Costa, Juliane Peixoto, Marcus Vinicius Castro, Naiara Rocha e Tiago Lopes.​

Às 20h, transmitido ao vivo pelo canal do Youtube Ema Filmes.