Destaques Mostra Brasileira
Os filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros passarão pela avaliação de 6 grupos de jurados, compostos por estudantes, egressos e professores dos cursos Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do IFB - Campus Recanto das Emas. Cada grupo representa um momento da formação em audiovisual vivenciada nos cursos Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do IFB - Campus Recanto das Emas. Na sessão de encerramento e premiação do festival, o Júri oferecerá prêmios de destaques nas categorias:
Destaque Bloco de Câmera: os filmes serão avaliados com base em critérios específicos de fotografia, composição e iluminação.
Destaque Bloco de Som: os filmes serão avaliados com base em critérios específicos de captação, desenho de som, trilha sonora, mixagem e edição.
Destaque Bloco de Montagem e Edição: será avaliado a articulação do som e imagem, a estrutura da montagem, a construção da narrativa, os efeitos visuais e a colorização.
Destaque Bloco de Fundamentos do Audiovisual: será avaliado os critérios específicos de roteiro, direção e produção, os usos da linguagem audiovisual, os aspectos estéticos do filme e a relação com a crítica, memória e história do cinema e do audiovisual brasileiro.
Destaque Acessibilidade: será observado os Fundamentos da Acessibilidade Audiovisual
Destaque Re-existência: será avaliado os filmes com base em produções de baixo orçamento, com atenção especial à singularidade da produção audiovisual na periferia, buscando valorizar práticas, experiências e lugares de fala não-hegemônicos, atentando-se às narrativas insurgentes. Esse destaque será composto por professores e estudantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas/NEABI
Destaque Núcleo de Produção Digital (NPD): esta categoria consiste em premiar um filme da região Centro-Oeste que esteja na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros. Será avaliado pelos professores da área técnica que integram o Júri.