Parceiros da 2ª Edição do Festival Recanto do Cinema

AICTV-LOGO-Branco-forte.png

Academia Internacional de Cinema e TV (AICTV) 

 

A AICTV é uma escola de cinema do Rio de Janeiro que conta com 21 anos de formação técnica em cinema e TV. Já capacitou mais de 7 mil  profissionais para o mercado audiovisual, entre eles, nomes reconhecidos como a atriz Arlete Salles e o diretor e coreógrafo Fly. Em parceria com o Festival Recanto do Cinema, a escola realizará, como atividade formativa, uma oficina de Eixo Dramático que será ministrada por Gláucia Pelliccione, diretora da AICTV, no LabRecanto. Além disso, essa parceria vai proporcionar 4 bolsas em cursos online (2 de direção de fotografia e 2 de roteiro) que farão parte da premiação do Júri Popular do Festival. 

Cinemas em Rede

 

O Cinemas em Rede é uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que contribui para a exibição audiovisual nas Universidades e Institutos Federais do Brasil, por meio da criação de um circuito nacional entre as instituições. O objetivo do projeto é a valorização e ampliação do acesso ao conteúdo brasileiro e o fortalecimento dos exibidores das instituições de educação, pesquisa e cultura. Através da parceria, a RNP oferece apoio operacional, tecnológico e de comunicação ao Festival Recanto do Cinema, sendo a plataforma responsável por armazenar os filmes e disponibilizar também as ferramentas necessárias para a realização de debates online.

 

Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI)

 

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) surgiu no campus Recanto das Emas no 2º semestre de 2019. Atualmente, é formado por professores, alunos do ensino médio e do curso subsequente em produção de áudio e vídeo. O núcleo discute as temáticas étnico-raciais através de debates, atividades culturais como exposições realizadas por alunos, mostra de filmes e leituras. Lembrando que o grupo está aberto a todos, todas e todes que tenham interesse na temática.

 

Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) 

 

O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) é o novo núcleo no campus Recanto das Emas que surgiu em meio a pandemia no mês de julho de 2020. O grupo busca promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão com o objetivo de fortalecer a importância da temática de gênero e diversidade dentro do campus. Uma de suas ações é a Roda de Conversa Recanto dos Homens que discute as questões relacionadas às masculinidades e está aberta a todos os homens do campus. O plano para o próximo semestre é iniciar atividades como grupo de estudos e cineclube que agreguem toda a comunidade escolar.

 

Núcleo de Atenção às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne)

 

O Núcleo de Atenção às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) é um setor consultivo que responde pelas atividades de inclusão das pessoas com necessidades específicas no campus. A finalidade desse núcleo é promover a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, de comunicação e atitudinais, de forma a promover a inclusão na educação profissional e tecnológica.

logo_cinemas em rede.png
NEABI_cor.png